A RecognitionTecnologia RDC permite ao Cliente Bancário Depositar Cheques de Casa ou Empresa, 24h por dia

15/06/2015 - Fonte: Interna

Primeira Solução RDC no Brasil é Lançada pelo BANESE Com Solução da Recognition, clientes podem digitalizar cheques e enviar as imagens para o Banco, sendo efetuado o depósito a qualquer hora do dia, 24h.


O RDC – Remote Deposit Capture – representa uma importante inovação tecnológica, que está revolucionando o mercado financeiro e avançando em todo o mundo. Tem sido chamado de "o mais importante desenvolvimento que a indústria financeira presenciou nos últimos anos" de acordo com o Federal Reserve (FED - Banco Central norteamericano) e outros grandes Bancos. Os maiores Bancos nos EUA já lançaram o serviço para seus clientes, tendo atingido mais de 7 milhões de usuários.

O RDC - Captura Remota de Depósitos é uma solução, cuja adoção se torna quase obrigatória e representa a grande oportunidade de momento e tendência certa para os Bancos Brasileiros, onde será possível estender seus “front-offices” para as dependências de seus clientes.

No Brasil, através da Internet, o primeiro Banco a ofertar a Solução aos seus clientes é o BANESE – Banco do Estado do Sergipe. Disponível para clientes selecionados, até o final do ano será estendido para a toda a base de Clientes Pessoa Jurídica do Banco BANESE.

Para o presidente do Banese, Fernando Mota, a solução está alinhada com o direcionamento estratégico do Banese, em se posicionar como uma instituição moderna, que facilita a vida dos seus clientes através de soluções de produtos e serviços inovadores.

O RDC brasileiro permite aos Bancos disponibilizar em seus Clientes uma solução via Web com a utilização de um scanner para cheques, para levar facilidades no tratamento de depósito de cheques e demais documentos bancários. “Como acontece em outros países, a facilidade e custo baixo de se depositar diretamente da casa, escritório ou loja, sem enfrentar filas eleva consideravelmente o número de depósitos, o que é uma vantagem competitiva para as instituições que oferecem essa facilidade”, explica Celso Furiani, presidente da Recognition.

Os benefícios deste novo serviço incluem conveniência, maior disponibilidade para realização do depósito e custo de transporte e risco reduzidos.

Para o usuário do RDC, um dos principais benefícios é o de estender o horário de atendimento dos bancos e não ser necessário deslocar um funcionário para fazer depósitos na Agência. “Isso resulta em redução de custos e segurança, propiciando para o varejista uma redução das taxas cobradas sobre cada transação, como acontece com o cartão de crédito”, explica Furiani.

Este novo modelo de negócios chega ao Brasil depois de comprovado sucesso em bancos norteamericanos, europeus e mexicanos. A Recognition é a empresa brasileira mais experiente e líder em digitalização e gestão de documentos para todo o Setor Financeiro e desenvolveu a versão do RDC para o Brasil com todas as especificidades e características únicas de nosso mercado.

O executivo ressalta ainda que, para os bancos, o RDC permite criar novos serviços e com isso novas receitas, além de aumentar o número de correntistas e de benefícios para os clientes e, ainda, oferecer um mix maior de serviços financeiros.

O RDC representa o grande início do Banco Digital, preparando os Bancos brasileiros para o Presente e para o Futuro.

RAIO X - RDC

 

O RDC - Captura Remota de Depósitos, em seu termo mais simples, é um serviço que permite ao usuário fazer a digitalização de cheques e transmitir as imagens digitalizadas a um Banco para que seja realizado o depósito e posterior compensação automaticamente. Os requisitos básicos para o serviço RDC incluem a utilização de um PC, uma ligação à Internet com um serviço Web apropriado e um scanner de cheques. Os cheques podem então ser digitalizados já no momento de seu acolhimento e depositados no Banco digitalmente.

Este depósito digital é transmitido com todos os requisitos de segurança, tais como criptografia e certificados digitais, para o Banco ou Prestador de Serviços elegido pelo Banco concluir o processo de depósito em conta. O RDC muitas vezes tem nomes diferentes, dependendo de como o serviço é aplicado dentro de um ambiente particular. Esses nomes incluem "Captura Corporativa", "Captura no Lojista", "Depósitos de Imagem" etc.

Em geral, vemos o termo "Captura Remota de Depósitos" cada vez mais usado como o significado para uma família de produtos e serviços relacionados. Cada um destes membros da família de serviços está relacionado de uma forma comum: O serviço permite que os cheques sejam truncados e compensados remotamente.

A utilização de funcionalidades adicionais, tais como, por exemplo, a utilização de ICR (Intelligent Character Recognition), a gestão de dados através de regras de negócio, a capacidade de alimentar sistemas internos e muitos outros, podem aumentar ainda mais o valor e vantagens para o negócio.

Banese

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) foi criado por Lei Estadual em 1961 e tem 90% do seu capital com o Governo do Estado de Sergipe. Em mais de meio século de existência, o banco desenvolveu um processo de estreitamento nas relações comerciais e institucionais com a sociedade sergipana, posicionando-se como agente de desenvolvimento da região Nordeste e principalmente do Estado de Sergipe, tanto no fomento econômico, através do estímulo à bancarização e acesso ao crédito sustentável, como na promoção de ações de responsabilidade socioambiental e cultural.

O Banese tem compromisso com o desenvolvimento sustentável do Estado de Sergipe. O banco está presente em todos os 75 municípios sergipanos e investe todos os seus lucros no próprio Estado. Além disso, financia diversos projetos sociais, educativos, esportivos e culturais, dentro dos princípios de responsabilidade socioambiental que fazem parte da política do banco e integram o sentimento de sergipanidade que é mantido pela instituição.

Atualmente, o Banco do Estado compreende um consolidado econômico com a Banese Corretora e Administradora de Seguros e a Sergipe Administradora de Cartões e Serviços Ltda. (Seac/Banese Card). Além dessas empresas, fazem parte da marca Banese o Instituto Banese de Seguridade Social (Sergus), a Caixa de Assistência dos Empregados do Banese (Casse), a Associação Atlética Banese (AAB) e o Instituto Banese, responsável pela gestão das ações socioambientais e apoio às manifestações culturais.

O Banco do Estado possui hoje 62 agências, 10 postos de serviços bancários, 464 caixas eletrônicos e cerca de 260 Pontos Banese. Com essa estrutura, mantém a maior rede de atendimento bancário do Estado.

DADOS – BANCO DO ESTADO DE SERGIPE (BANESE)

Total de funcionários: 1.106

Nº Total de Agências: 62

Agências na Capital: 19

Agências no Interior: 43

Postos na Capital: 10

Nº Total de Caixas Eletrônicos: 464

Caixas Eletrônicos Capital: 237

Caixas Eletrônicos Interior: 227

Nº Pontos Banese: 264

Capital: 45

Interior: 214

Outros Estados: 05

A RecognitionOutras Notícias

14/06/2018 - Recognition consolida Parceria com Reiner para a distribuição e comercialização de Módulos de Depósito de Cheques
16/03/2018 - Recognition lancará novos produtos no CIAB Febraban 2018
24/05/2017 - Recognition fecha parceria com signotec e fará lançamento durante o CIAB Febraban
03/03/2017 - Recognition participará da CeBIT 2017, que ocorrerá em Hannover, de 20 a 24 de Março
30/11/2016 - Recognition passa a vender no Brasil a linha de Scanners SmartSource (ex Burroughs)
21/09/2016 - Digital Check compra Unidade de Negócios de Scanners de Cheques SmartSource e Impressoras de Caixa da Burroughs
26/04/2016 - Bancos agora podem abrir e fechar contas pela internet
08/04/2016 - Regulamentação da Digitalização de Documentos
01/12/2015 - Case Banese com Solução RDC Recognition vence Prêmio Relatório Bancário
24/11/2015 - Recognition e Digital Check organizam III Seminário RDC Brasil
20/10/2015 - IV Workshop SINDPESE - Aracaju - SE - RDC Banese
24/07/2015 - Recognition participa mais um ano do RDC Summit (Orlando / EUA)
20/07/2015 - NICE Actimize foi escolhida o Melhor Fornecedor de Solução de AML pelo segundo ano consecutivo pelo Prêmio Ranking Waters Magazine 2015
19/06/2015 - Novas Tecnologias em Transações Bancárias - FEBRABAN
18/06/2015 - Banese investe em captura remota de depósitos, com solução da Recognition
17/06/2015 - Banese lança solução pioneira para captura de imagens de cheques
17/06/2015 - Banese lança solução pioneira no Brasil para captura de imagens de cheques
16/06/2015 - Banese adota solução de captura remota de depósito
15/06/2015 - Tecnologia RDC permite ao Cliente Bancário Depositar Cheques de Casa ou Empresa, 24h por dia
21/10/2014 - Recognition realiza II Seminário RDC Brasil
29/09/2014 - Evento Mundial sobre Fraudes e AML - Lavagem de Dinheiro ocorrerá em Outubro em Nova York
01/08/2014 - Recognition participará do Evento RDC Summit 2014 - Las Vegas
03/06/2014 - Recognition lança Solução de Abertura de Contas Mobile no CIAB Febraban 2014
12/04/2013 - Recognition apresenta sistema para digitalização de cheques no varejo
11/04/2013 - Solução digitaliza cheques para o varejo
11/04/2013 - RDC chega ao Brasil

Av. Eng. Luis Carlos Berrini 1500, 14º. andar - Cep 04571-000 - São Paulo - SP - Brasil - Fone: (11) 5508-4900 / Fax: (11) 5508-4911